Um dos pioneiros do bairro, Francisco Derosso foi um dos que lutou pelas melhorias da antiga Estrada de São José dos Pinhais - Foto: Acervo João Derosso
A antiga Estrada de São José dos Pinhais ou o Caminho do Arraial, foi uma das primeiras vias de comunicação entre o litoral e a Vila de Corityba, está hoje dividida em dois trechos: Avenida Brasília entre a Praça Dante Gasparin (Novo Mundo) e a BR 116; Rua Francisco Derosso entre a BR 116 e a Linha Férrea, no Jardim Paranaense. Até 1950 os moradores do bairro mantinham a conservação da velha estrada. Tendo assumido a Prefeitura Municipal de Curitiba o engenheiro Lineu Ferreira do Amaral, o qual a convite de Francisco Derosso e Bôrtolo Gusso, visitou o bairro e participando de um almoço na residência de Francisco, ouviu as diversas reivindicações, sendo a principal a conservação e ensaibramento da única via de comunicação do bairro. Poucos dias se passavam e pela primeira vez, uma moto niveladora surgiu no bairro.
O prefeito encarregou Bôrtolo Gusso, a formar uma equipe para manter a conservação e alargamento da estrada. Utilizando-se de uma carrocinha e um arado, a equipe manteve a conservação e conseguiu alargar vários trechos. Todos os proprietários lindeiros concordaram espontaneamente na retirada de cercas e a estrada que em certos locais possuía apenas 10 metros de largura passou a ter 20 metros. Foram construídas galerias para escoamento das águas pluviais e feito o ensaibramento do trecho entre a Praça Dante Gasparin (Novo Mundo) e a Rua Prof. Valdemar Loureiro de Campos. O outro trecho, até a divisa com São José dos Pinhais possuía pouco tráfego, pois a ponte sobre o Rio Iguaçu havia ruído.
Em 31 de julho de 1962, vítima de acidente na BR 116, falecia Francisco Derosso e o prefeito Gal. Itiberê de Mattos, querendo homenagear um filho do bairro e grande batalhador pelo seu desenvolvimento, encaminhou à Câmara Municipal de Curitiba, mensagem denominando de "Francisco Derosso" o trecho da velha estrada, entre a BR 116 e a Linha Férrea, no Jardim Paranaense. Em 1964, na gestão do prefeito Ivo Arzua Pereira, foi reconstruída a ponte sobre o Rio Iguaçu e ensaibrado o trecho restante, possibilitando novamente a comunicação entre Curitiba e São José dos Pinhais. Novos loteamentos começaram a surgir, o bairro crescer e em 1974, na administração do arquiteto Jaime Lerner, para grande surpresa dos moradores, tiveram início as obras de asfaltamento da Avenida Brasília e da Rua Francisco Derosso e na gestão do prefeito Saul Raiz foi construído o viaduto sobre a BR 116.
Hoje a Rua Francisco Derosso é considerada uma das maiores coletoras de tráfego de Curitiba, atendendo uma região que representa um grande crescimento demográfico de nossa capital. Infelizmente, com a construção do novo traçado da ferrovia, foi interrompida a ligação com São José dos Pinhais, ligação esta que seria de grande valia para a região do Alto Boqueirão, Xaxim, Sítio Cercado e outros bairros ao redor.
A antiga Estrada de São José dos Pinhais ou o Caminho do Arraial, foi uma das primeiras vias de comunicação entre o litoral e a Vila de Corityba, está hoje dividida em dois trechos: Avenida Brasília entre a Praça Dante Gasparin (Novo Mundo) e a BR 116; Rua Francisco Derosso entre a BR 116 e a Linha Férrea, no Jardim Paranaense. Até 1950 os moradores do bairro mantinham a conservação da velha estrada. Tendo assumido a Prefeitura Municipal de Curitiba o engenheiro Lineu Ferreira do Amaral, o qual a convite de Francisco Derosso e Bôrtolo Gusso, visitou o bairro e participando de um almoço na residência de Francisco, ouviu as diversas reivindicações, sendo a principal a conservação e ensaibramento da única via de comunicação do bairro. Poucos dias se passavam e pela primeira vez, uma moto niveladora surgiu no bairro.
O prefeito encarregou Bôrtolo Gusso, a formar uma equipe para manter a conservação e alargamento da estrada. Utilizando-se de uma carrocinha e um arado, a equipe manteve a conservação e conseguiu alargar vários trechos. Todos os proprietários lindeiros concordaram espontaneamente na retirada de cercas e a estrada que em certos locais possuía apenas 10 metros de largura passou a ter 20 metros. Foram construídas galerias para escoamento das águas pluviais e feito o ensaibramento do trecho entre a Praça Dante Gasparin (Novo Mundo) e a Rua Prof. Valdemar Loureiro de Campos. O outro trecho, até a divisa com São José dos Pinhais possuía pouco tráfego, pois a ponte sobre o Rio Iguaçu havia ruído.
Em 31 de julho de 1962, vítima de acidente na BR 116, falecia Francisco Derosso e o prefeito Gal. Itiberê de Mattos, querendo homenagear um filho do bairro e grande batalhador pelo seu desenvolvimento, encaminhou à Câmara Municipal de Curitiba, mensagem denominando de "Francisco Derosso" o trecho da velha estrada, entre a BR 116 e a Linha Férrea, no Jardim Paranaense. Em 1964, na gestão do prefeito Ivo Arzua Pereira, foi reconstruída a ponte sobre o Rio Iguaçu e ensaibrado o trecho restante, possibilitando novamente a comunicação entre Curitiba e São José dos Pinhais. Novos loteamentos começaram a surgir, o bairro crescer e em 1974, na administração do arquiteto Jaime Lerner, para grande surpresa dos moradores, tiveram início as obras de asfaltamento da Avenida Brasília e da Rua Francisco Derosso e na gestão do prefeito Saul Raiz foi construído o viaduto sobre a BR 116.
Hoje a Rua Francisco Derosso é considerada uma das maiores coletoras de tráfego de Curitiba, atendendo uma região que representa um grande crescimento demográfico de nossa capital. Infelizmente, com a construção do novo traçado da ferrovia, foi interrompida a ligação com São José dos Pinhais, ligação esta que seria de grande valia para a região do Alto Boqueirão, Xaxim, Sítio Cercado e outros bairros ao redor.
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