quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Data: 12/10/1861
Neste dia, em 1861, queixas sobre o “máo estado em que se acha o edifício municipal que serve de mercado público” chegam à Câmara. A então sede era na Praça Zacarias. Pede-se empenho nas reformas e que a Câmara alugasse um novo local. É sugerido o Quartel da Força Policial, na rua “do jogo da bolla”, atual Dr. Muricy, onde já no século XX funcionou a Secretaria da Fazenda. Só em 1874 foi construído um novo mercado no Largo da Cadeia, hoje Praça Generoso Marques.

O Mercado Municipal na Praça Generoso Marques em 1900, em pleno funcionamento. (Foto – Acervo Casa da Memória)
**Esta foto pertence ao acervo da Casa da Memória. Cópia com maior resolução deve ser solicitada à Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.
Os dados contidos nesta coletânea foram extraídos das atas manuscritas existentes na Câmara; dos Boletins do Archivo Municipal de Curitiba (B.A.M.C.), de Francisco Negrão; do livro Curitiba 1900, de Valério Hoerner Junior e do livro 300 Anos - Câmara Municipal de Curitiba 1693-1993. As leis coletadas a partir de 1948 foram pesquisadas no sistema SPL do site da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário