sexta-feira, 29 de maio de 2015

Casas do Batel: a casa misteriosa.










Minha esposa trabalha na Rua Ângelo Sampaio, entre a Avenida Batel e a Al. Dom Pedro II. Na semana passada ela me disse que eu tinha que fotografar uma casa que ficara visível, depois da retirada de quase três caminhões de poda das árvores e mato que tornavam praticamente impossível a visualização da casa a partir da rua. Eu mesmo já passei várias vezes na Comendador Araújo e Avenida Batel para fotografar as casas para a série "Casas do Batel" nese blog e já havia percebido esse incrível terreno em triângulo no encontro da Comendador com a Benjamin Lins (continuação da Av. Batel). Interessante que amigas da minha esposa ficaram horrorizadas com a casa e acham que ela deve ser demolida para dar lugar a algo novo! A casa de fato está mal cuidada, mas o terreno, a implantação da casa e a casa em sí para mim é absolutamente fantástica! Se eu fosse o dono (provavelmente seria rico), faria o restauro dessa casa e moraria nela com toda certeza! Espero que o destino não seja a demolição e que na pior das hipóteses, a casa sirva para mais um estabelecimento comercial.
Tentei achar informações sobre a casa na internet, mas nada encontrei. Essa casa, assim como todas as outras mansões e palacetes da região, deve ter pertencido à alguma família importante de uma Curitiba que já não existe mais, mas que deixou essas maravilhosas casas como testemunha!

Fazendo um adendo a esse post, recebi do leitor Marcelo, uma foto fantástica de 1941 onde a casa em destaque pode ser observada e também, como era essa região na época, sem muitas das edificações que conhecemos e ainda com os trilhos dos bondes. Agradeço ao Marcelo pela imagem, a qual ele não sabe precisar a autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário