Arthur Wischral fotografou muito a Serra do Mar. Ele montou diversos álbuns e as fotos às vezes eram substituídas por outras, de sorte que essas 122 imagens constantes deste álbum específico, possivelmente não serão as mesmas encontradas em outro álbum, se porventura outro for localizado, coisa muito rara. Juntando-se com as fotos esparsas e os inúmeros cartões postais, este conjunto forma com certeza o mais belo recolhimento de imagens não só da estrada de ferro mas sem dúvida da Serra do Mar. Aproveitem a viagem única.
INFORMAÇÕES QUE CONSTAM DO ÁLBUM
Encontram-se neste álbum vistas da via ferrea de Curityba a Paranaguá, cujo primeiro trecho, de Paranaguá a Morretes, foi inaugurado em 17 de novembro de 1883.
Entre Morretes e Roça Nova a linha vence a Serra do Mar com 14 túneis e rampa máxima de 3%. Este trecho constitui o maior attestado da capacidade e arrojo da engenharia brasileira.
A inauguração da linha entre Morretes e Curityba deu-se em 05 de fevereiro de 1885 com a augusta presença do grande brasileiro que foi S.M. o Imperador D.Pedro II e S.A a Princesa D Isabel.
ALGUMAS NOTAS SOBRE A ESTRADA DE FERRO PARANAGUÁ A CURITYBA
Extensão da linha - 110 km
Túneis - 14
Pontes - 57
Viaductos - 15
Caixas d'água - 9
Estações - 9
Postos telegráficos (paradas) - 5
Os editores - Arthur e J.J. Wischral
Nenhum comentário:
Postar um comentário